Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4653
wcag
Title: Parcerias entre os centros de recursos para a inclusão e as escolas
Authors: Costa, Ana Margarida Nunes da
Orientador: Santos, Maria Teresa Pereira dos
Keywords: Centros de recursos para a inclusão
Parcerias
Inclusão
Issue Date: 11-Jul-2017
Citation: Costa, A. (2017). Parcerias entre os centros de recursos para a inclusão e as escolas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Abstract: Ao longo da história da Humanidade houve uma significativa evolução de paradigmas, desde a segregação à inclusão. Assiste-se assim a uma crescente aplicação da inclusão educativa, fazendo os alunos com deficiência parte integrante e participativa das escolas de ensino regular. Neste novo paradigma, as Escolas de Ensino Especial foram reconvertidas dando origem aos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). A principal função das Instituições passou, portanto, a ser apoiar as escolas regulares. A presente investigação descreve o funcionamento dos CRI, analisando o trabalho desenvolvido com os alunos e com as escolas regulares, bem como e perceção dos coordenadores perante o trabalho desenvolvido. Para este efeito foram analisados os Planos de Ação efetuados por um CRI e os dez Agrupamentos de Escolas parceiros no ano letivo de 2014/2015, comparando estes dados com a aprovação dos Planos de Ação por parte do Ministério da Educação. A utilização dos dados do ano letivo referido prende-se com a possibilidade de utilizar os Planos de Ação e aprovação pelo Ministério da Educação, por aluno e por tipo de apoio especializado, permitindo assim uma análise estatística precisa. Tendo por base estes dados estatísticos, foram entrevistados coordenadores de Educação Especial dos Agrupamentos de Escolas parceiros do CRI em questão, bem como o coordenador do CRI, com o objetivo de analisar a perceção do trabalho desenvolvido pelo CRI com os alunos com NEE. Verificou-se que existe um grande desfasamento entre os apoios pedidos pelos Agrupamentos de Escolas/ CRI e o financiamento aprovado pelo Ministério da Educação. Apesar da qualidade técnica do CRI, constatou-se que a parceria nem sempre é considerada positiva nem promotora da inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Tendo por base as limitações identificadas no presente estudo relativamente à parceria Agrupamentos de Escola/ CRI criou-se um projeto de intervenção, no qual se integram ações de sensibilização de toda a comunidade escolar, bem como a criação de espaços de partilha e debate como meio de promover uma educação mais inclusiva.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4653
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Margarida Costa.pdf734.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons