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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Maria Teresa Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Careto, Delfina da Conceição Elena | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T10:27:34Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T10:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-19 | - |
dc.identifier.citation | Careto, D. (2016). As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foca a problemática da inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no ensino regular e tem como objetivo principal conhecer as atitudes dos professores face à sua inclusão escolar. Recorreu-se a uma revisão da literatura bibliográfica para esclarecer os conceitos nucleares da investigação, como: formação de atitudes, dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, educação e escola inclusiva e competências dos professores para o ensino e inclusão de alunos com DID. Procurou-se compreender as atitudes de um grupo alargado de docentes (N=72, correspondendo a 67% do universo total e englobando 7 docentes de Educação Especial) de um Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo, face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, ainda, identificar as competências e dificuldades no ensino destes alunos. O desenho metodológico do estudo empírico caracterizou-se por ser um modelo essencialmente de natureza quantitativa, orientado para a ação. Como método de recolha de dados foi utilizado o questionário, que integrou uma escala de atitudes e a informação foi submetida a tratamento estatístico descritivo e inferencial para analisar as relações dos dados com as variáveis, hipóteses e objetivos da pesquisa. Apurou-se um nível elevado de concordância nas respostas dos docentes inquiridos e ainda um número significativo de atitudes negativas que se podem constituir como obstáculos à inclusão dos alunos com DID na escola regular. A partir da identificação das necessidades, apresentou-se um projeto de intervenção, visando a modificação das atitudes menos positivas e o desenvolvimento de competências promotoras de práticas mais inclusivas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Atitudes dos professores | por |
dc.subject | Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais | por |
dc.subject | Escola Inclusiva | por |
dc.title | As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 115 f. | por |
degois.identifier.tid | 201623986 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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