Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4643
wcag
Title: Vivências de espiritualidade: esperança e satisfação com a vida em Gerontes
Authors: Gomes, José Domingos dos Santos
Orientador: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Keywords: Gerontes
Espiritualidade
Esperança
Satisfação com a vida
Envelhecimento
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: Gomes, J. (2017). Vivências de espiritualidade – esperança e satisfação com a vida em Gerontes. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O significado de vida e a constatação da sua finitude inquietam desde sempre os humanos. É neste contexto que surge a espiritualidade enquanto dimensão relevante do ser humano que o diferencia dos outros seres vivos e que o ajuda a compreender a vida e a aceitar o último acontecimento. As evidências têm mostrado a influência da espiritualidade na qualidade de vida das pessoas mais velhas. Observou-se que as pessoas que percecionam melhor qualidade de vida nos domínios da capacidade física, funcional e mental perspetivam o seu futuro com mais esperança e otimismo. O presente estudo teve como principal objetivo compreender de que forma as vivências de espiritualidade se encontram relacionadas com a esperança e a satisfação com a vida. O estudo contou com 36 idosos não institucionalizados de uma comunidade do Baixo Alentejo com idades compreendidas entre os 65 e 85 anos. Optou-se por um estudo transversal e exploratório, de carater qualitativo e quantitativo, assente numa perspetiva dinâmica de investigação-ação, de forma a poder visionar uma possibilidade de intervenção contextualizada. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada, uma escala de espiritualidade, uma escala de esperança e uma de satisfação com a vida adaptadas à população portuguesa. Observou-se que os idosos com vivências de espiritualidade apresentam-se como homens e mulheres de esperança e satisfação com a vida, são mais positivos e percecionam uma melhor qualidade de vida no seu envelhecimento. Face aos resultados obtidos, foram identificadas necessidades prioritárias deste grupo que serviram de base para delinear uma proposta de Projeto subordinada ao tema: “Viagens com Espiritualidade”. O principal Objetivo do Projeto é capacitar as pessoas mais velhas, para vivências de Espiritualidade que lhes possibilitem a Esperança e a Satisfação com a Vida.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4643
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Jose Gomes.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons