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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4642
Título: | O trabalho colaborativo entre os professores de educação especial e os professores do ensino regular do 1º ciclo |
Autor: | Lança, Maria Margarida de Brito da |
Orientador: | Santos, Maria Teresa Pereira dos |
Palavras-chave: | Práticas colaborativas Professores de educação especial Professores do ensino regular do 1º ciclo Alunos com NEE Inclusão |
Data: | 25-Out-2017 |
Citação: | Lança, M. (2017). O trabalho colaborativo entre os professores de educação especial e os professores do ensino regular do 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | A constatação do desgaste e desalento dos professores do 1º Ciclo perante a diversidade de alunos que constituem as turmas e, entre eles, alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais), aos quais têm que dar respostas adequadas, porque estes, tal como os outros, têm direito a uma educação de qualidade, mas que acabam por fazer um trabalho isolado com poucas horas de apoio semanais ou sem qualquer apoio por parte dos professores de Educação Especial, conduziu ao principal objetivo deste projeto que é “conhecer as práticas colaborativas entre os professores de Educação Especial e os professores do Ensino Regular do 1º Ciclo”. Para prosseguir o objetivo do projeto fez-se um estudo de caso de um Agrupamento de Escolas de Beja, no qual participaram professores de Educação Especial, professores do 1º Ciclo, do meio rural e do meio urbano e elementos da Direção. Realizaram- se entrevistas aos professores para recolha de dados, que foram complementadas com uma ficha sociodemográfica e com a análise do Regulamento Interno. Os dados recolhidos através das entrevistas, foram tratados e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, com características essencialmente qualitativas, complementada pelo tratamento quantitativo da frequência de unidades de resposta dos participantes. A partir do estudo realizado, verificou-se que os professores, em geral, consideram que o trabalho colaborativo entre os professores de Educação Especial e os professores do Ensino Regular é importante para que os apoios educativos que os professores de Educação Especial prestam aos alunos com NEE corram bem, para a inclusão desses alunos, para a sua progressão, assim como para o enriquecimento dos professores através da troca de conhecimentos e experiências. Por fim, foi elaborado um projeto de intervenção no sentido de dar um contributo para o desenvolvimento das práticas colaborativas entre os professores de Educação Especial e do Ensino Regular que, segundo este estudo, promovem a inclusão dos alunos com NEE e contribuem para o seu sucesso educativo. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4642 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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