Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4642
wcag
Title: O trabalho colaborativo entre os professores de educação especial e os professores do ensino regular do 1º ciclo
Authors: Lança, Maria Margarida de Brito da
Orientador: Santos, Maria Teresa Pereira dos
Keywords: Práticas colaborativas
Professores de educação especial
Professores do ensino regular do 1º ciclo
Alunos com NEE
Inclusão
Issue Date: 25-Oct-2017
Citation: Lança, M. (2017). O trabalho colaborativo entre os professores de educação especial e os professores do ensino regular do 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: A constatação do desgaste e desalento dos professores do 1º Ciclo perante a diversidade de alunos que constituem as turmas e, entre eles, alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais), aos quais têm que dar respostas adequadas, porque estes, tal como os outros, têm direito a uma educação de qualidade, mas que acabam por fazer um trabalho isolado com poucas horas de apoio semanais ou sem qualquer apoio por parte dos professores de Educação Especial, conduziu ao principal objetivo deste projeto que é “conhecer as práticas colaborativas entre os professores de Educação Especial e os professores do Ensino Regular do 1º Ciclo”. Para prosseguir o objetivo do projeto fez-se um estudo de caso de um Agrupamento de Escolas de Beja, no qual participaram professores de Educação Especial, professores do 1º Ciclo, do meio rural e do meio urbano e elementos da Direção. Realizaram- se entrevistas aos professores para recolha de dados, que foram complementadas com uma ficha sociodemográfica e com a análise do Regulamento Interno. Os dados recolhidos através das entrevistas, foram tratados e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, com características essencialmente qualitativas, complementada pelo tratamento quantitativo da frequência de unidades de resposta dos participantes. A partir do estudo realizado, verificou-se que os professores, em geral, consideram que o trabalho colaborativo entre os professores de Educação Especial e os professores do Ensino Regular é importante para que os apoios educativos que os professores de Educação Especial prestam aos alunos com NEE corram bem, para a inclusão desses alunos, para a sua progressão, assim como para o enriquecimento dos professores através da troca de conhecimentos e experiências. Por fim, foi elaborado um projeto de intervenção no sentido de dar um contributo para o desenvolvimento das práticas colaborativas entre os professores de Educação Especial e do Ensino Regular que, segundo este estudo, promovem a inclusão dos alunos com NEE e contribuem para o seu sucesso educativo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4642
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria Margarida Lança.pdf7.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons