Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4635
wcag
Título: O contributo dos manuais escolares do estudo do meio do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico para uma melhor educação ambiental
Autor: Palma, Liliana Filipa
Orientador: Raposo, Maria Albertina Amantes
Silveira, Margarida Santos
Palavras-chave: Manuais escolares
Educação ambiental
1º ciclo
Data: 9-Set-2015
Citação: Palma, L. (2015). O contributo dos manuais escolares do estudo do meio do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico para uma melhor educação ambiental. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O presente estudo enquadra-se no curso de Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito reconhecer as potencialidades dos manuais escolares do Estudo do Meio, do 1º ano do 1º Ciclo, no que respeita a Educação Ambiental. O interesse por este tema surgiu no decorrer da Prática Profissional, numa sala de 1º ano do 1º Ciclo, onde analisámos o Programa do 1º Ciclo do Ensino Básico da Área do Estudo do Meio para verificar a ênfase dada à Educação Ambiental. Os manuais escolares são um poderoso instrumento no processo de ensino-aprendizagem, de uso generalizado nas escolas (Santos M. F., 2010). Tendo em conta que a Educação ambiental tem um grande impacto na formação de cidadãos ativos e responsáveis pelo ambiente (Ribeiro, 2007), pensei ser pertinente conhecer o contributo dos manuais escolares no processo de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental em salas do 1º ano do 1º Ciclo. A metodologia utilizada no presente estudo designa-se de investigação-ação e é de natureza qualitativa. Para a realização do presente trabalho procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas a quatro professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico e a uma vasta pesquisa bibliográfica, bem como à análise de três Manuais Escolares de Estudo do Meio e a uma reflexão acerca de todos os dados recolhidos. A riqueza da informação obtida através de uma vasta pesquisa tanto em documentos, como em sites e livros, possibilitou um conhecimento mais alargado acerca do tema, o que resultou na revisão da literatura. Concluído este estudo pode-se dizer que os três manuais escolares analisados, de acordo com a grelha de análise dos manuais escolares, em termos de organização, método, informação e comunicação estão bem estruturados. Relativamente às características materiais (utilização de papel reciclado) já não se pode afirmar o mesmo, uma vez que nenhum dos três manuais escolares analisados é construído com papel reciclado. De acordo com as quatro docentes entrevistadas o manual escolar de Estudo do Meio não se revela um contributo positivo para o ensino-aprendizagem dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4635
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015.
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liliana Palma.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons