Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4631
wcag
Title: Alunos com necessidades educativas especiais severas: Dificuldades sentidas pelos professores
Authors: Calhau, Andreia Raquel Baião
Orientador: Espírito Santo, Adelaide
Keywords: Dificuldades
Professores
Educação especial
Necessidades educativas especiais severas
Issue Date: 11-Sep-2015
Citation: Calhau, A. (2015). Alunos com necessidades educativas especiais severas: Dificuldades sentidas pelos professores. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo abordar as dificuldades sentidas pelos professores quando trabalham com crianças com Necessidades Educativas Especiais Severas (N.E.E.S). Enquanto sociedade já vamos constatando a integração destes alunos em regime escolar normal, e consequentemente a existência de mais professores de Educação Especial. Verifica-se que existe ao nível educativo um conjunto de limitações que o professor encontra relativamente às políticas educativas, organização da escola, organização do currículo, recursos/ apoios humanos, e ainda aos recursos/ apoios materiais, o que poderão levar à desmotivação da sua prática educativa. Na elaboração deste estudo, através da realização de entrevistas aos docentes titulares de turma e de Educação Especial, propôs-se identificar as dificuldades sentidas de forma a expor os problemas existentes e de algum modo contribuir para a procura de soluções. Estas, constituem uma limitação à aprendizagem dos alunos, imposta indiretamente, dado que não depende das suas próprias capacidades. Foi possível apurar que ao nível do sistema educativo, alguns dos objetivos colocados se constituem como um problema, em especial ao nível da burocracia e da organização escolar. Constatou-se ainda que a formação profissional e experiência dos professores se afirmam como fatores importantes para a qualidade da sua atividade profissional.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4631
Designation: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Andreia Calhau.pdf509.44 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons