Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4630
wcag
Title: As dificuldades no cálculo matemático: Estudo exploratório com alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
Authors: Évora, Marisia Jesus
Keywords: Discalculia
Dificuldades de aprendizagem no cálculo
Matemática
1.º ciclo do ensino básico
Issue Date: 14-Sep-2015
Citation: Évora, M. (2015). As dificuldades no cálculo matemático: Estudo exploratório com alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O objetivo geral do presente trabalho consistiu na investigação das dificuldades de aprendizagem no cálculo numa turma do 1º ano do Ensino Básico, de modo a aferir se esses alunos poderão vir a ter discalculia, e, paralelamente, conhecer as conceções das professoras da turma, (professora titular e professora de Educação Especial), sobre este tipo de dificuldades de aprendizagem. Para o efeito, foram criados dois instrumentos de recolha de dados: uma ficha de trabalho composta por oito dimensões com três questões cada, destinada aos alunos e um inquérito por questionário composto por oito questões, destinado às professoras. Os resultados referentes à ficha de trabalho foram analisados através do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A análise de conteúdo aos dados do questionário revelou que ambas as professoras possuem os conhecimentos necessários sobre as dificuldades de aprendizagem, e, em particular, das dificuldades ao nível do cálculo. A análise dos dados da ficha de trabalho, revelou que grande parte dos alunos apresentam algumas dificuldades que podemos considerar como sendo “normais” para a faixa etária e para esta competência matemática. Estamos convictos que estas dificuldades podem ser colmatadas com a realização de algum trabalho específico com estes alunos, por parte da professor titular e da responsável pela Educação Especial, de forma a capacitá-los e a conduzi-los ao sucesso pleno. No entanto, foram detetados quatro alunos que requerem uma atenção especial uma vez que acertaram num número muito reduzido de questões da ficha de trabalho, verificando-se nestes estudantes maiores dificuldades no domínio da Contagem, das Operações Aritméticas Simples e do Cálculo Mental. Os resultados permitem concluir que existe a necessidade de desenvolver um trabalho específico para ser aplicado à turma, e apesar de se tratar de uma turma do 1º ano, estas dificuldades devem ser identificadas e estudadas precocemente de forma a resolvê-las o mais cedo possível combatendo, entre muitos outros aspetos, situações como o “desagrado” dos alunos perante a disciplina de Matemática.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4630
Designation: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Marisia Évora.pdf525.25 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons