Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4622
wcag
Title: Avaliação do efeito do Azevém (Lolium perenne) resistente ao glifosato na produção e qualidade das uvas em vinha não irrigada
Authors: Martins, Sérgio Filipe Marcelino
Orientador: Fernandes, João Martim de Portugal e Vasconcelos
Amaral, Anabela Reis Pacheco
Calha, Isabel Maria da Silva Monteiro Miranda
Keywords: Uva
Vinha não irrigada
Issue Date: 21-Jul-2015
Citation: Martins, S. (2015). Avaliação do efeito do Azevém (Lolium perenne) resistente ao glifosato na produção e qualidade das uvas em vinha não irrigada. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: O glifosato é o herbicida mais utilizado a nível nacional, principalmente para controlar infestantes em culturas perenes e em áreas não cultivadas. O ensaio teve como o objetivo inicial encontrar uma alternativa ao glifosato nos vinhos do Douro onde o azevém (Lolium perenne L.) foi registado como sendo resistente a este herbicida. Atendendo a que a eficácia dos herbicidas não é igual, pôde- se estabelecer intervalos de eficácia, complementando-se o estudo inicial com a avaliação de diferentes níveis de eficácia dos herbicidas, e com isso diferentes níveis de azevém, utilizados para a avaliar a influência deste na quantidade e qualidade da uva para vinificação. O ensaio teve lugar numa Quinta localizada no Douro, concelho de Santa Marta de Penaguião. Foram utilizadas 5 modalidades, com 3 repetições cada. Os intervalos de eficácia foram os seguintes: 0-10; 20-30; 40-50; 60-70; 90-100. Com o objetivo de avaliar se existem alteração na quantidade e qualidade de produção em função das infestantes presentes no solo, no que se refere à quantidade foram pesados e medidos 5 cachos por cepa, num total de 5 cepas em cada modalidade. Relativamente à qualidade, recolheram-se 2 amostras aleatórias de 100 bagos cada, representativas de cada repetição em cada uma das 5 modalidades. Em laboratório determinaram-se os seguintes parâmetros: pH, acidez total, percentagem de bagaço (%), antocianinas, índice de polifenóis totais e intensidade corante. Aos dados aplicou-se a ANOVA e o teste de Tuckey, tendo-se verificado a existência de diferenças nos parâmetros: comprimento dos cachos e peso dos cachos. As perdas de produção podem atingir os 20% quando a eficácia dos herbicidas é nula.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4622
Designation: Dissertação de mestrado em Agronomia. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2015
Appears in Collections:D-BIO - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sérgio Martins.pdf17.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons