Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4618
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndré, Maria do Céu Lopes da Silva-
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e-
dc.contributor.authorÁguas, Filipa Alexandra Bicho-
dc.date.accessioned2018-06-15T14:02:31Z-
dc.date.available2018-06-15T14:02:31Z-
dc.date.issued2015-09-09-
dc.identifier.citationÁguas, F. (2015). A avaliação na educação pré-escolar e seu contributo para a avaliação diagnóstica no 1º ano do 1º ciclo, no âmbito da matemática. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4618-
dc.description.abstractO presente estudo insere-se âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e contempla a temática da avaliação em Educação Pré-Escolar na área da Matemática. Este estudo tem como principal objetivo construir um referencial acerca das aprendizagens realizadas no final da Educação Pré-Escolar, na área da Matemática, que contribua para os Professores do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico realizarem a avaliação diagnóstica das crianças. É uma temática pertinente dado que a avaliação do processo de ensino/aprendizagem das crianças bem como a continuidade educativa têm sido consideradas importantes por vários autores e documentos orientadores do Ministério da Educação desde a Educação Pré-Escolar. Assim sendo, neste estudo de caso de natureza qualitativa, analisaram-se e interpretaram-se as grelhas de avaliação das Instituições participantes no mesmo e pretendeu-se conhecer as Metas de Aprendizagem utilizadas, e mais valorizadas pelos Educadores de Infância quando avaliam as crianças no final da Educação Pré-Escolar. Esta valorização foi elencada e constitui-se como orientação para os Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, na construção de um instrumento de avaliação diagnóstica das crianças quando entram no 1º Ano deste nível de ensino.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAvaliação diagnósticapor
dc.subjectContinuidade educativapor
dc.titleA avaliação na educação pré-escolar e seu contributo para a avaliação diagnóstica no 1º ano do 1º ciclo, no âmbito da matemáticapor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201855593por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Filipa Águas.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons