Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4615
wcag
Title: Representações e autoestima dos professores do 2º ciclo face a alunos com P.E.A.
Authors: Rôla, Ana Paula Montezo
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Keywords: Representação
Autoestima
Professores
Sala de aula
Perturbação do espectro do autismo
Issue Date: 9-Jul-2015
Citation: Rôla, A. (2015). Representações e autoestima dos professores do 2º ciclo face a alunos com P.E.A. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Embora em Portugal as políticas educativas, defendam a inclusão como o caminho a seguir, ainda há muito a fazer na promoção do sucesso educativo de todos os alunos. A educação é um direito básico e cabe à escola proporcionar contextos que permitam a todos maximizar o seu potencial. Esta dissertação teve como objectivo averiguar quais são as Representações e Autoestima dos Professores do 2º ciclo Face a Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. Sendo esta investigação um estudo qualitativo, recorremos à entrevista aberta e à Escala de Autoestima de Rosenberg. Pela análise de dados, podemos verificar que a maioria dos docentes defende que estes alunos têm potencialidades e características específicas, organizam estratégias e actividades diferenciadas e concordam com a inclusão. Revelam que o trabalho com estes alunos “especiais” é enriquecedor e proporciona uma melhoria da autoestima o que é sentido de uma forma bastante gratificante pela maioria dos professores.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4615
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Paula Rôla.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons