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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4614
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Título: As representações dos alunos sem NEE na inclusão de alunos com NEE: A prática do desporto adaptado - modalidade boccia - nas aulas de educação física.
Autor: Godinho, Lucilia Maria Borralho Pipa
Orientador: Murta, Luís Manuel da Cruz
Palavras-chave: Inclusão
Pares
Educação física
Boccia
Data: 15-Ago-2015
Citação: Godinho, L. (2015). As representações dos alunos sem NEE na inclusão de alunos com NEE: A prática do desporto adaptado – modalidade boccia – nas aulas de educação física. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: A inclusão de alunos com deficiências é considerada uma das maiores reformas educativas do século XX em muitos países do mundo (Zollers et al.,1999 cit. por Panagiotou,Kudlacek & Evaggelinou, 2006). O estudo das representações/perceções dos alunos sem NEE face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física e nomeadamente na Educação Física Adaptada é um campo de investigação na área da inclusão de alunos com NEE nas classes regulares. As aulas de Educação Física (EF) são práticas que ajudam mais do que as outras aulas para a inclusão de jovens com NEE’s na comunidade escolar, já que convergem para o desenvolvimento dos três domínios basilares do comportamento: cognitivo, afetivo e psicomotor. Os pares representam um fragmento da solução que pode abrir um ambiente inclusivo, na colaboração para a aquisição de capacidades sociais. “O sucesso da inclusão depende em grande medida da qualidade dos programas regulares de EF e da possibilidade de estes irem ao encontro das necessidades de indivíduos diferentes (Sherrill, 1998). Esta de investigação ação tem como objetivo investigar as representações dos alunos sem NEE na inclusão de alunos com NEE: na prática do desporto adaptado – modalidade Boccia – nas aulas de EF, antes e depois de implementadas as aulas de desporto adaptado (EFA), onde se realizaram atividades de Boccia. Pretende-se compreender de que modos os jovens sem NEE aceitam os seus pares com NEE, no ambiente da sala de aula e no recreio. E conhecer que tipo de representação/perceção constroem os alunos sem NEE acerca dos seus pares com NEE integrados na mesma turma do ensino básico, ao nível do relacionamento, da interação e comunicação no grupo de pares. Para isso, realizámos uma pesquisa de tipo descritivo e compreensivo com uma abordagem metodológica qualitativa, em que o instrumento da nossa investigação foi um inquérito por questionário já estruturado. A estratégia utilizada numa primeira fase, o inquérito por questionário, numa segunda fase, a intervenção de aulas práticas e numa terceira fase novamente o inquérito por questionário, aos mesmos grupos/turmas em estudo. O estudo teve lugar no Agrupamento de Escolas de Moura, respetivamente na EB2,3 de Moura, a amostra enquadra-se nas amostras não probabilísticas, pois é uma amostragem de conveniência. É constituída por 48 jovens de 3º ciclo sem NEE, de três turmas, onde estão integrados os alunos que pertencem à unidade de ensino especializado de apoio à multideficiência. Os resultados apontam, de um modo geral, para um nível de aprovação destes jovens, nas aulas ao mesmo tempo que indicam existir uma representação positiva e uma boa interação no grupo de pares da turma e da escola. A implementação deste tipo de aulas influenciam de um modo positivo as perceções e as atitudes dos alunos sem deficiência, não só no meio educativo e consecutivamente no meio social. Consideramos que o nosso estudo pode servir de instrumento para identificar problemas e mesmo agir perante as representações menos positivas dos alunos, possibilitando retirar ilações importantes acerca das perceções dos alunos sem deficiência, de 3º ciclo, de escolaridade, face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de EF, na modalidade adaptada, contribuindo assim para o desenvolvimento de futuras intervenções neste âmbito bem como para o sucesso da consolidação do processo de inclusão nas escolas portuguesas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4614
Designação: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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