Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4612
wcag
Título: Envelhecer sobre um novo olhar: As representações sociais das crianças face à pessoa idosa
Autor: Pereira, Isabel Valente
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Palavras-chave: Envelhecimento
Educação
Sociedade contemporânea
Pessoa idosa
Criança
Representações sociais
Data: 16-Jul-2015
Citação: Pereira, I. (2015). Envelhecer sobre um novo olhar: As representações sociais das crianças face à pessoa idosa. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O envelhecimento da população é uma realidade e deve ser encarado como um processo do desenvolvimento humano, que ocorre ao longo do ciclo de vida. Numa sociedade proclamada pela ONU de sociedade para todas as idades, a verdade, é que as representações sociais existentes face às pessoas idosas, condicionando a forma de nos relacionarmos com a população desta faixa etária, e somos, muitas vezes, levados a comportamentos e atitudes discriminatórias que estão subjacentes a mitos e a estereótipos. Este estudo foi orientado no sentido de perceber quais as representações sociais construídas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde face às pessoas idosas e que contou com a participação de 108 alunos do ensino básico. Foram aplicados três instrumentos em simultâneo aos sujeitos participantes do estudo. O documento aplicado era constituído por três partes, em que a primeira parte consistia num Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), onde foram fornecidas duas palavras estímulo: Idoso e Velho. Seguidamente foi aplicado um inquérito por questionário (segunda parte), para uma breve caracterização geral dos participantes e por ultimo (terceira parte) foi aplicado uma escala para obter informações acerca das perceções das crianças face à pessoa idosa. A escala aplicada é uma escala ordinal do tipo Likert com quatro alternativas de resposta (de “1” a “4”) entre “discordo bastante” até “concordo bastante”. É construída por 34 itens, os quais se organizam em duas dimensões. Após recolha da informação foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, com o objetivo de perceber qual a visão destas crianças face às pessoas idosas. Seguido da análise da informação foi elaborada uma proposta de projeto de intervenção comunitária denominada “envelhecer sob um novo olhar”, este projeto surge com a Missão de envolver a comunidade civil e escolar através de programas educativos, como agentes promotores de representações positivas em relação às pessoas idosas, contribuindo para uma mudança de paradigma em relação ao envelhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4612
Designação: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Pereira.pdf1.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons