Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4608
wcag
Title: Os cuidados de quem cuida: A senescência vivida a cuidar de filhos com deficiência
Authors: Afonso, Vanda Cristina Caneiras Banza
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Keywords: Senescência
Cuidador
Apoio
Deficiência
Família
Issue Date: 11-Dec-2015
Citation: Afonso, V. (2015). Os cuidados de quem cuida: A senescência vivida a cuidar de filhos com deficiência. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente estudo tem enfoque em pais séniores, cuidadores de filhos adultos com deficiência, que frequentam o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora (APPACDM de Évora). Este estudo tem como principal objectivo analisar as necessidades do cuidar em pais séniores cuidadores de filhos adultos com deficiência. Deste grande objetivo decorrem outros que o complementam, pelo que se pretende ainda analisar de que forma os pais séniores, com filhos com deficiência, encaram o processo de envelhecimento face à necessidade de cuidar e ser cuidado, aferir o desgaste inerente ao processo de cuidar e por fim, conhecer a forma como os pais cuidadores integram o cuidar dos filhos no seu projeto de vida. O Estudo de natureza exploratória consiste numa metodologia de estudo caso, múltiplo, de carácter qualitativo, conta com 10 participantes com idades compreendidas entre os 65 e 82 anos de ambos os géneros. De acordo com os resultados da investigação aferimos que os senescentes cuidadores de filhos com deficiência manifestam necessidade de apoios aos niveis financeiro e de saúde e dificuldades no acesso aos serviços de saúde e da segurança social. O desgaste surge num ato continuo de cuidados ao longo do ciclo de vida acrescido das dificuldades inerentes ao que a deficiência obriga. Para estes pais cuidar é a missão da sua vida conseguindo extrair, ainda assim, um bem maior, a gratificação de conseguirem cuidar dos seus.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4608
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Vanda Afonso.pdf69.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons