Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do | - |
dc.contributor.author | Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T13:47:40Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T13:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-23 | - |
dc.identifier.citation | Ramos, J. (2015). A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605 | - |
dc.description.abstract | Ao defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Psicomotricidade | por |
dc.subject | Avaliação psicomotora | por |
dc.subject | Intervenção psicomotora | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais | por |
dc.subject | Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca | por |
dc.title | A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201025434 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joana Ramos.pdf | 11.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License