Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605
wcag
Title: A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Authors: Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Keywords: Psicomotricidade
Avaliação psicomotora
Intervenção psicomotora
Aprendizagem
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca
Issue Date: 23-Jul-2015
Citation: Ramos, J. (2015). A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Ao defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Joana Ramos.pdf11.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons