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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4604
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wcag
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dc.contributor.advisorAlmeida, Cesário-
dc.contributor.authorCaldeira, Sandra Catarina Pestana-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:46:45Z-
dc.date.available2018-06-15T13:46:45Z-
dc.date.issued2015-10-26-
dc.identifier.citationCaldeira, S. (2015). A organização didática patente nos manuais escolares de matemática do 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, sobre a temática dos números e operações. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4604-
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se no trabalho final do mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito analisar as perspetivas didáticas patentes nos manuais escolares de Matemática do 2º ano de escolaridade, mais utilizados nas escolas de Beja, relativamente ao bloco temático Números e Operações. Para esta análise, foram considerados vários parâmetros de acordo com os critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares definidos pelo Ministério de Educação – Organização e Método, Informação e Comunicação e Caraterísticas Materiais (MEC, 2014) – e ainda os pré-requisitos, as atividades propostas, o número de exercícios, o grau de dificuldade dos exercícios, os extras e ainda a visualização estética. Neste estudo, foram abordados, numa primeira parte os seguintes pontos: o enquadramento legal do manual escolar e problemas gerais; a evolução histórica dos manuais escolares; a definição e função dos manuais escolares; a utilização e importância dos manuais escolares; os manuais escolares e as práticas pedagógicas e os manuais escolares tendo em conta as metas de aprendizagem e o Programa de Matemática do 1º ciclo do Ensino Básico no 2º ano de escolaridade. Numa segunda parte, serão estudados, os conceitos de Números e Operações e todos os conteúdos que neles estão integrados no Programa de Matemática do 2º ano. A metodologia utilizada foi baseada fundamentalmente numa análise em grelha dos diferentes parâmetros, acima mencionados, avaliados numa escala apreciativa/ordinal - Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom, à semelhança da escala utilizada/aconselhada pelo Ministério da Educação e Ciência.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subject2º ano do 1º ciclopor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectOrganização didáticapor
dc.titleA organização didática patente nos manuais escolares de matemática do 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, sobre a temática dos números e operaçõespor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201870827por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2015por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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