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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4604
wcag
Título: A organização didática patente nos manuais escolares de matemática do 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, sobre a temática dos números e operações
Autor: Caldeira, Sandra Catarina Pestana
Orientador: Almeida, Cesário
Palavras-chave: Manuais escolares
Matemática
2º ano do 1º ciclo
Análise de conteúdo
Organização didática
Data: 26-Out-2015
Citação: Caldeira, S. (2015). A organização didática patente nos manuais escolares de matemática do 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, sobre a temática dos números e operações. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Resumo: O presente estudo enquadra-se no trabalho final do mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito analisar as perspetivas didáticas patentes nos manuais escolares de Matemática do 2º ano de escolaridade, mais utilizados nas escolas de Beja, relativamente ao bloco temático Números e Operações. Para esta análise, foram considerados vários parâmetros de acordo com os critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares definidos pelo Ministério de Educação – Organização e Método, Informação e Comunicação e Caraterísticas Materiais (MEC, 2014) – e ainda os pré-requisitos, as atividades propostas, o número de exercícios, o grau de dificuldade dos exercícios, os extras e ainda a visualização estética. Neste estudo, foram abordados, numa primeira parte os seguintes pontos: o enquadramento legal do manual escolar e problemas gerais; a evolução histórica dos manuais escolares; a definição e função dos manuais escolares; a utilização e importância dos manuais escolares; os manuais escolares e as práticas pedagógicas e os manuais escolares tendo em conta as metas de aprendizagem e o Programa de Matemática do 1º ciclo do Ensino Básico no 2º ano de escolaridade. Numa segunda parte, serão estudados, os conceitos de Números e Operações e todos os conteúdos que neles estão integrados no Programa de Matemática do 2º ano. A metodologia utilizada foi baseada fundamentalmente numa análise em grelha dos diferentes parâmetros, acima mencionados, avaliados numa escala apreciativa/ordinal - Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom, à semelhança da escala utilizada/aconselhada pelo Ministério da Educação e Ciência.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4604
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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