Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4603
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Cesário Paulo Lameiras de-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Margarida Antunes-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:46:22Z-
dc.date.available2018-06-15T13:46:22Z-
dc.date.issued2015-12-29-
dc.identifier.citationCarvalho, A. (2015). Apoio virtual para docentes de alunos com difículdades intelectuais e desenvolvimentais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4603-
dc.description.abstractNos dias de hoje, com o evoluir das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode afirmar-se que estão presentes no nosso dia a dia e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se pode dissociar, representando um suporte para o desenvolvimento humano e profissional. As TIC passam a ser um elemento de aprendizagem muito importante nas escolas, sobretudo através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e da construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar a importância da utilização do computador no processo ensino-aprendizagem a partir da utilização do site educativo “Apoio Virtual para Docentes de Alunos com Dificuldades Intelectuais e Desen- volvimentais (DID)”, que disponibiliza um conjunto de recursos educativos para professores. Como amostra principal, o estudo foi realizado com quatro docentes do 4°ano de escolaridade do 1°Ciclo do Ensino Básico e Escolas do concelho de Beja. A metodologia desta investigação foi de caráter qualitativo integrando um Estudo de Caso, no qual nos tornamos investigadores em contexto sala de aula, em que o principal objetivo foi a recolha de dados e a observação dos docentes em contexto de prática profissional. Desta forma, e para completar e aprofundar os dados necessários a uma análise mais detalhada, foram utilizados questionários e realizadas entrevistas informais a quatro docentes de Ensino Especial, incluindo uma professora de Ensino Regular. Ao longo do projeto, os resultados refletiram a motivação dos docentes e a sua participação ativa na utilização desta ferramenta pedagógica, o que contribuiu para aprendizagens importantes e desafiadoras. Através do feedback dos professores verificamos uma evolução no processo das aprendizagens e muito interesse e empenho por parte dos professores que colaboraram neste estudo de caso.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectDificuldades de aprendizagem (DA)por
dc.subjectNecessidades educativas especiais (NEE)por
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TIC)por
dc.subjectSoftware “Apoio virtual para docentes de alunos com DID”por
dc.titleApoio virtual para docentes de alunos com difículdades intelectuais e desenvolvimentaispor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201034719por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Margarida Carvalho.pdf47.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons