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acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4603
Title: | Apoio virtual para docentes de alunos com difículdades intelectuais e desenvolvimentais |
Authors: | Carvalho, Ana Margarida Antunes |
Orientador: | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de |
Keywords: | Dificuldades de aprendizagem (DA) Necessidades educativas especiais (NEE) Tecnologias de informação e comunicação (TIC) Software “Apoio virtual para docentes de alunos com DID” |
Issue Date: | 29-Dec-2015 |
Citation: | Carvalho, A. (2015). Apoio virtual para docentes de alunos com difículdades intelectuais e desenvolvimentais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | Nos dias de hoje, com o evoluir das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode afirmar-se que estão presentes no nosso dia a dia e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se pode dissociar, representando um suporte para o desenvolvimento humano e profissional. As TIC passam a ser um elemento de aprendizagem muito importante nas escolas, sobretudo através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e da construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar a importância da utilização do computador no processo ensino-aprendizagem a partir da utilização do site educativo “Apoio Virtual para Docentes de Alunos com Dificuldades Intelectuais e Desen- volvimentais (DID)”, que disponibiliza um conjunto de recursos educativos para professores. Como amostra principal, o estudo foi realizado com quatro docentes do 4°ano de escolaridade do 1°Ciclo do Ensino Básico e Escolas do concelho de Beja. A metodologia desta investigação foi de caráter qualitativo integrando um Estudo de Caso, no qual nos tornamos investigadores em contexto sala de aula, em que o principal objetivo foi a recolha de dados e a observação dos docentes em contexto de prática profissional. Desta forma, e para completar e aprofundar os dados necessários a uma análise mais detalhada, foram utilizados questionários e realizadas entrevistas informais a quatro docentes de Ensino Especial, incluindo uma professora de Ensino Regular. Ao longo do projeto, os resultados refletiram a motivação dos docentes e a sua participação ativa na utilização desta ferramenta pedagógica, o que contribuiu para aprendizagens importantes e desafiadoras. Através do feedback dos professores verificamos uma evolução no processo das aprendizagens e muito interesse e empenho por parte dos professores que colaboraram neste estudo de caso. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4603 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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