Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4603
wcag
Title: Apoio virtual para docentes de alunos com difículdades intelectuais e desenvolvimentais
Authors: Carvalho, Ana Margarida Antunes
Orientador: Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Keywords: Dificuldades de aprendizagem (DA)
Necessidades educativas especiais (NEE)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Software “Apoio virtual para docentes de alunos com DID”
Issue Date: 29-Dec-2015
Citation: Carvalho, A. (2015). Apoio virtual para docentes de alunos com difículdades intelectuais e desenvolvimentais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Nos dias de hoje, com o evoluir das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode afirmar-se que estão presentes no nosso dia a dia e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se pode dissociar, representando um suporte para o desenvolvimento humano e profissional. As TIC passam a ser um elemento de aprendizagem muito importante nas escolas, sobretudo através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e da construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar a importância da utilização do computador no processo ensino-aprendizagem a partir da utilização do site educativo “Apoio Virtual para Docentes de Alunos com Dificuldades Intelectuais e Desen- volvimentais (DID)”, que disponibiliza um conjunto de recursos educativos para professores. Como amostra principal, o estudo foi realizado com quatro docentes do 4°ano de escolaridade do 1°Ciclo do Ensino Básico e Escolas do concelho de Beja. A metodologia desta investigação foi de caráter qualitativo integrando um Estudo de Caso, no qual nos tornamos investigadores em contexto sala de aula, em que o principal objetivo foi a recolha de dados e a observação dos docentes em contexto de prática profissional. Desta forma, e para completar e aprofundar os dados necessários a uma análise mais detalhada, foram utilizados questionários e realizadas entrevistas informais a quatro docentes de Ensino Especial, incluindo uma professora de Ensino Regular. Ao longo do projeto, os resultados refletiram a motivação dos docentes e a sua participação ativa na utilização desta ferramenta pedagógica, o que contribuiu para aprendizagens importantes e desafiadoras. Através do feedback dos professores verificamos uma evolução no processo das aprendizagens e muito interesse e empenho por parte dos professores que colaboraram neste estudo de caso.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4603
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Margarida Carvalho.pdf47.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons