Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4601
wcag
Título: A moral da história: Contributos da literatura infantil na promoção dos valores
Autor: Caro, Maria de Fátima Agulhas Calero
Orientador: Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos
Palavras-chave: Literatura infantil
Contos
Valores
Escola
Estratégias
Data: 3-Dez-2015
Citação: Caro, M. (2015). A moral da história: Contributos da literatura infantil na promoção dos valores. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: Este projeto de investigação tem como objetivo essencial saber como a Literatura Infantil pode contribuir para a promoção e aquisição de valores na criança. Mais concretamente, este estudo pretende desenvolver estratégias para a transmissão de valores através de obras da Literatura Infantil e saber que valores são efetivamente captados pelas crianças. Na infância, a literatura deve estimular e cativar a criança para o ato de ler. A leitura desempenha um papel muito importante na formação e desenvolvimento da criança enquanto ser humano. A partir de algumas obras para leitura orientada em sala de aula, recomendadas no Plano Nacional de Leitura, foram desenvolvidas estratégias para incrementar os valores que lhes estão inerentes. A Literatura Infantil assume assim um papel de destaque na educação, na transmissão de saberes, de valores e no desenvolvimento do mundo imaginário e fantástico da criança. A metodologia de investigação utilizada foi a investigação-ação, onde foi elaborada uma proposta de plano de ação para a melhoria da situação identificada, a observação (avaliação) e reflexão. Foi feita uma análise da aplicação prática dos contos num contexto escolar. Com recurso à leitura e a outras atividades, procurou-se proporcionar aos alunos momentos de diversão e de apelo aos valores. Os participantes desta investigação representam os alunos de uma turma de 3° ano do 1° Ciclo do Ensino Básico, constituída por vinte e um elementos. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, sendo nesta que decorreu a prática profissional da autora deste estudo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4601
Designação: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria de Fátima Caro.pdf12.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons