Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593
Title: | Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
Authors: | Horta, Justina Maria José da Magra |
Orientador: | Ramalho, José Pereirinha |
Keywords: | Dificuldades intelectual desenvolvimental Inclusão Emoções Formação de professores Necessidades educativas especiais |
Issue Date: | 9-Sep-2015 |
Citation: | Horta, J. (2015). Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
Abstract: | O objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2015 |
Appears in Collections: | D-ECSC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Justina Horta.pdf | 673.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License