Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4591
wcag
Title: Inclusão dos alunos com dificuldades severas de comunicação no 1° ciclo
Authors: Brito, Ana Isabel Viriato de
Orientador: Espirito Santo, Adelaide
Keywords: Inclusão
Dificuldades severas de comunicação
Práticas educativas
Issue Date: 22-Jul-2015
Citation: Brito, A. (2015). Inclusão dos alunos com dificuldades severas de comunicação no 1° ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente estudo versa a problemática da inclusão das crianças com dificuldades severas de comunicação numa escola do 1° ciclo do ensino regular, do distrito de Beja. Procurou-se verificar se as práticas educativas dos professores do 1° ciclo, com alunos com dificuldades severas de comunicação inseridos nas suas turmas, promovem a inclusão destes alunos. Os objetivos deste estudo foram realizados recorrendo a entrevistas e à observação direta a uma docente titular de turma, a uma docente de educação especial, a duas auxiliares de educação, uma terapeuta da fala e a duas crianças com dificuldades severas de comunicação enquanto “incluídas” na sua turma de pertença. Com base numa metodologia de estudo de caso, verificou-se que existe uma inclusão limitada. Verificou-se ainda que as perceções e as práticas educativas da docente de 1° ciclo, ainda são muito limitadas, no que diz respeito a estas crianças com dificuldades severas de comunicação.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4591
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Isabel Brito.pdf567.14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons