Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4588
wcag
Title: Qualidade de vida na viuvez
Authors: Raimundo, Vera Isabel Azedo
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Keywords: Envelhecimento bem-sucedido
Viuvez
Participação comunitária
Satisfação com a vida
Estilos de Vida
Issue Date: 11-Dec-2015
Citation: Raimundo, V. (2015). Qualidade de vida na viuvez. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Para uma velhice bem-sucedida exige-se uma capacidade para enfrentar situações stressantes. A perda por viuvez em idade avançada representa um forte impacto e desafia esta faixa etária a aprenderem a serem viúvos, o que exige um grande esforço de adaptação. Neste contexto, este estudo pretende compreender qual o impacto da viuvez nas opções de estilo de vida e na participação comunitária identificando as alterações originadas em gerontes femininos e em gerontes masculinos e pretende também averiguar a influência do fator género na forma como o estado de viuvez é sentido e percebido em cada género; e em que medida a viuvez afeta a satisfação de vida em pessoas mais velhas. Com base numa metodologia descritiva recorreu-se a uma amostra constituída por 18 gerontes do Distrito de Beja na situação de viuvez e com idades entre os 60 e 88 anos. Para a recolha de dados optou-se por entrevista individual, semidiretiva e a adaptação portuguesa da escala Philadelphia Geriatric Center Morale Scale (PGCMS) e a Escala de Estilos de Vida para Idosos (EEVI). Os resultados mostram-nos que existe influência do fator género na forma como o estado de viuvez é sentido e percebido, isto é, em termos psicológicos, é mais difícil para os homens do que para as mulheres. E desta forma, verificou-se uma evolução na satisfação para com a vida nas mulheres após a viuvez. Todavia são os homens que adotam um estilo de vida mais saudável e também são os homens que tanto a nível do convívio com os amigos como nas relações de amizade que mais laços de amizade tem. Por outro lado, foram os gerontes do sexo feminino que demonstraram que sentem o apoio familiar como presente em detrimento dos homens. Tendo em conta o exposto é pertinente a implementação de um projeto de intervenção designado de Sorri(vi)zinho com o objetivo de estimular o aumento da participação comunitária reforçando a qualidade de vida e desenvolvendo uma adaptação à viuvez de forma positiva aumentando a satisfação com a vida.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4588
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Vera Raimundo.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons