Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4586
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Esparteiro, Bárbara da Conceição Rala | - |
dc.contributor.author | Martins, Alexandra Sofia Mourinho | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T13:20:26Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T13:20:26Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.citation | Martins, A. (2015). Contributos da consciência fonológica para aprendizagem da leitura e da escrita. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4586 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo assenta numa investigação sobre a ação educativa docente no que concerne a consciência fonológica. Reflete a prática docente, à luz do paradigma qualitativo e veicula a investigação sobre a prática profissional de forma a encontrar respostas para as necessidades educativas. A pertinência do tema surgiu no estágio de prática profissional no contexto do primeiro ciclo do ensino básico, porque esta competência linguística é a base da aprendizagem da leitura e da escrita. O desenvolvimento da consciência fonológica influencia a capacidade de aprender a ler e a escrever, através da descodificação do fonema/grafema e grafema/fonema, condição necessária para a perícia na fluência da leitura e da escrita. Este estudo adota a metodologia de investigação-ação e para ação, na lógica de que a reflexão sobre a prática profissional permite ao professor melhorá-la. Tem como objetivos, compreender a importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita e definir estratégias para minimizar as necessidades encontradas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Profissionalidade de docente | por |
dc.subject | Professor reflexivo e investigador | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Investigação-ação e para ação | por |
dc.title | Contributos da consciência fonológica para aprendizagem da leitura e da escrita | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201043670 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alexandra Martins.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License