Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4580
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do-
dc.contributor.authorFigueiredo, Joana Isabel Guardiano-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:13:15Z-
dc.date.available2018-06-15T13:13:15Z-
dc.date.issued2015-12-29-
dc.identifier.citationFigueiredo, J. (2015). Boas práticas na inclusão de um aluno com paralisia cerebral. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4580-
dc.description.abstractEspera-se que a inclusão de crianças com paralisia cerebral seja uma realidade, pois todos têm o direito a uma educação de qualidade e à igualdade de oportunidades, sejam quais foram as necessidades de cada uma e os seus interesses. Porque as necessidades de um aluno com Paralisia Cerebral são muito específicas, o presente estudo versa a problemática da implementação de boas práticas na inclusão de um aluno com essa problemática, numa escola do 1º ciclo do ensino regular do distrito de Beja. Utilizou-se como técnica de recolha de dados a observação naturalista (sala de aula, atividades extra curriculares, recreio, refeitório) e a entrevista semidiretiva à equipa educativa (docente titular de turma, docente de educação especial, docentes das atividades de enriquecimento curricular, auxiliares de educação, e encarregado de educação). Com base na metodologia de estudo de caso foi possível verificar que as boas práticas que permitem que o aluno desempenhe um papel ativo na escola e nas atividades desenvolvidas pela mesma consistem: na cooperação entre os vários elementos da equipa educativa (da qual faz parte o encarregado de educação) e comunidade escolar; na adaptação das atividades às competências do aluno, na sensibilização dos alunos para a valorização das competências do seu colega com PC. As práticas descritas são assumidas pelos participantes como promotoras da inclusão do aluno.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectBoas práticas de inclusãopor
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleBoas práticas na inclusão de um aluno com paralisia cerebralpor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201025418por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Joana Figueiredo.pdf589.33 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons