Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4576
wcag
Título: Recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados no distrito de Beja
Autor: Mestre, João Carlos Soares
Orientador: Isidoro, Rui
Palavras-chave: Perigo
Resíduo sólido urbano
Risco
Saúde
Segurança
Ergonomia
Data: 15-Dez-2015
Citação: Mestre, J. (2015). Recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados no distrito de Beja. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Resumo: Diariamente no Distrito de Beja, todas as Autarquias efectuam a recolha de resíduos sólidos urbanos. A preocupação com o ambiente está bem visível, dada a recolha diária dos resíduos sólidos urbanos pelos trabalhadores das diversas Câmaras Municipais. Realizou-se a caracterização das organizações, mais especificamente das divisões com a responsabilidade deste serviço, das quais depende os serviços de higiene e limpeza, especialmente no que toca à análise e descrição da recolha de resíduos sólidos urbanos e procedimentos de trabalho. A dissertação realizada consiste também na análise das presentes condições de segurança dos trabalhadores do sector de recolha de resíduos sólidos urbanos, particularmente na identificação de perigos, análise e avaliação de riscos profissionais, tanto físicos como ergonómicos, e aplicação de medidas de correctivas. No sector de recolha de resíduos sólidos urbanos, estão envolvidos muitos trabalhadores que necessitam executar diariamente o seu trabalho em condições de segurança. Uma vez que estas Câmaras Municipais não dispõem de serviços internos de SHST, recorrendo a serviços externos, não existe uma avaliação de riscos pormenorizada para este sector de actividade. O principal objectivo deste projecto é a compilação de dados referentes a esta actividade e demonstrar que são necessárias medidas que melhorem as condições de trabalhos destes trabalhadores. Existe a noção de que actualmente não é possível rever todas as situações apontadas, no entanto serve de ferramenta e de apoio à implementação de medidas para minimização dos riscos profissionais detectados. A metodologia de trabalho incidiu numa pesquisa de documentos disponibilizados pelas Câmaras Municipais do Distrito de Beja, pelo acompanhamento dos trabalhadores nos seus postos de trabalho, da legislação em vigor, e planos de prevenção de riscos profissionais e regulamentos existentes em entidades congéneres.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4576
Designação: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2015
Aparece nas coleções:ESTIG - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Carlos Mestre-vol-I.pdf77.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
João Carlos Mestre vol-II.pdf303.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons