Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4576
wcag
Title: Recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados no distrito de Beja
Authors: Mestre, João Carlos Soares
Orientador: Isidoro, Rui
Keywords: Perigo
Resíduo sólido urbano
Risco
Saúde
Segurança
Ergonomia
Issue Date: 15-Dec-2015
Citation: Mestre, J. (2015). Recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados no distrito de Beja. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: Diariamente no Distrito de Beja, todas as Autarquias efectuam a recolha de resíduos sólidos urbanos. A preocupação com o ambiente está bem visível, dada a recolha diária dos resíduos sólidos urbanos pelos trabalhadores das diversas Câmaras Municipais. Realizou-se a caracterização das organizações, mais especificamente das divisões com a responsabilidade deste serviço, das quais depende os serviços de higiene e limpeza, especialmente no que toca à análise e descrição da recolha de resíduos sólidos urbanos e procedimentos de trabalho. A dissertação realizada consiste também na análise das presentes condições de segurança dos trabalhadores do sector de recolha de resíduos sólidos urbanos, particularmente na identificação de perigos, análise e avaliação de riscos profissionais, tanto físicos como ergonómicos, e aplicação de medidas de correctivas. No sector de recolha de resíduos sólidos urbanos, estão envolvidos muitos trabalhadores que necessitam executar diariamente o seu trabalho em condições de segurança. Uma vez que estas Câmaras Municipais não dispõem de serviços internos de SHST, recorrendo a serviços externos, não existe uma avaliação de riscos pormenorizada para este sector de actividade. O principal objectivo deste projecto é a compilação de dados referentes a esta actividade e demonstrar que são necessárias medidas que melhorem as condições de trabalhos destes trabalhadores. Existe a noção de que actualmente não é possível rever todas as situações apontadas, no entanto serve de ferramenta e de apoio à implementação de medidas para minimização dos riscos profissionais detectados. A metodologia de trabalho incidiu numa pesquisa de documentos disponibilizados pelas Câmaras Municipais do Distrito de Beja, pelo acompanhamento dos trabalhadores nos seus postos de trabalho, da legislação em vigor, e planos de prevenção de riscos profissionais e regulamentos existentes em entidades congéneres.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4576
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2015
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
João Carlos Mestre-vol-I.pdf77.87 MBAdobe PDFView/Open
João Carlos Mestre vol-II.pdf303.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons