Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4572
wcag
Título: Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
Autor: Carmo, Sara Sofia Fernandes do
Orientador: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Fernandes, Ana Isabel Lapa
Palavras-chave: Pessoa Idosa
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Pobreza
Exclusão Social
Data: 13-Jun-2017
Citação: Carmo, S. (2017). Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O presente estudo, intitulado Qualidade de Vida e Pobreza no Envelhecimento, pretende compreender a qualidade de vida de pessoas idosas que vivenciam uma situação de pobreza, e identificar os contornos sociais e as respostas existentes perante esta situação. De forma a atingir o objetivo pretendido, inicialmente foi elaborada uma investigação teórica, permitindo entender a dinâmica entre os conceitos de envelhecimento, pobreza e qualidade de vida. Posteriormente e de forma a obter resultados empíricos, realizou-se uma abordagem metodológica singrada num estudo de caso, que contou com a participação de nove indivíduos, cinco pessoas idosas e quatro profissionais. Para aferir resultados utilizou-se o método de entrevista semiestruturada e a escala WHOQOL-OLD. Assim através da análise dos dados obtidos, foi possível percecionar a influência da pobreza sobre a qualidade de vida. Pois tanto a população idosa como os profissionais consideram a pobreza, enquanto sinónimo de privação, resultante de menor qualidade de vida. Associando a esta lógica de causalidade, as necessidades e patamares que não são possíveis aceder devido a uma situação de pobreza. No que concerne ao projeto de intervenção, este visa a implementação de um Serviço de Ação Local para a Pessoa Idosa (projeto SALPI), que tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas idosas do concelho de Beja. Desta forma, considerou-se pertinente e indispensável criar um projeto que atenue as necessidades encontradas e que seja assente numa perspetiva de capacitação, singularidade, autonomia e direitos da pessoa idosa. Para tal as ações do projeto culminam nas seguintes vertentes: promoção da qualidade de vida, atendimento, acompanhamento, formação e sensibilização.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4572
Designação: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Carmo.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons