Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4572
wcag
Title: Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
Authors: Carmo, Sara Sofia Fernandes do
Orientador: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Fernandes, Ana Isabel Lapa
Keywords: Pessoa Idosa
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Pobreza
Exclusão Social
Issue Date: 13-Jun-2017
Citation: Carmo, S. (2017). Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente estudo, intitulado Qualidade de Vida e Pobreza no Envelhecimento, pretende compreender a qualidade de vida de pessoas idosas que vivenciam uma situação de pobreza, e identificar os contornos sociais e as respostas existentes perante esta situação. De forma a atingir o objetivo pretendido, inicialmente foi elaborada uma investigação teórica, permitindo entender a dinâmica entre os conceitos de envelhecimento, pobreza e qualidade de vida. Posteriormente e de forma a obter resultados empíricos, realizou-se uma abordagem metodológica singrada num estudo de caso, que contou com a participação de nove indivíduos, cinco pessoas idosas e quatro profissionais. Para aferir resultados utilizou-se o método de entrevista semiestruturada e a escala WHOQOL-OLD. Assim através da análise dos dados obtidos, foi possível percecionar a influência da pobreza sobre a qualidade de vida. Pois tanto a população idosa como os profissionais consideram a pobreza, enquanto sinónimo de privação, resultante de menor qualidade de vida. Associando a esta lógica de causalidade, as necessidades e patamares que não são possíveis aceder devido a uma situação de pobreza. No que concerne ao projeto de intervenção, este visa a implementação de um Serviço de Ação Local para a Pessoa Idosa (projeto SALPI), que tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas idosas do concelho de Beja. Desta forma, considerou-se pertinente e indispensável criar um projeto que atenue as necessidades encontradas e que seja assente numa perspetiva de capacitação, singularidade, autonomia e direitos da pessoa idosa. Para tal as ações do projeto culminam nas seguintes vertentes: promoção da qualidade de vida, atendimento, acompanhamento, formação e sensibilização.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4572
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sara Carmo.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons