Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4569
wcag
Title: O contributo da Universidade Sénior para o envelhecimento ativo das pessoas idosas
Authors: Gonçalves, Maria José Rita Guerreiro
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Fernandes, Ana Isabel Lapa
Keywords: Idoso
Envelhecimento
Universidade sénior
Psicogerontologia
Issue Date: 18-Mar-2015
Citation: Gonçalves, M. (2015). O contributo da Universidade Sénior para o envelhecimento ativo das pessoas idosas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Este estudo, de caracter exploratório, do tipo quantitativo e qualitativo, apresenta algum dos motivos que levam um número cada vez maior de idosos a frequentar as Universidades Seniores, e visa perceber o papel da Universidade Sénior na promoção do envelhecimento ativo das pessoas residentes em Castro Verde. Este estudo foi realizado através de uma amostra por conveniência a cinquenta e cinco participantes. Os mesmos tinham idades compreendidas entre os 50 e os 79 anos, situando-se a maioria entre os 70 e 79 anos de idade, sendo 46 participantes do género feminino e 9 do masculino. Como instrumentos de recolha de dados, aplicaram-se um inquérito por questionário e um questionário de avaliação de bem-estar subjetivo aos alunos e realizou-se uma entrevista semi-diretiva à Presidente da Universidade Sénior de Castro Verde. A partir do testemunho de alguns alunos seniores, há a realçar o interesse pela atualização e pela aquisição de novos conhecimentos como principal motivação. Salienta-se que estas instituições promovem o bem-estar, a sociabilidade e a realização pessoal de quem as frequenta, bem como uma melhor perceção de si próprio, do seu papel social e do envelhecimento. Estes espaços contribuem não só para a valorização daqueles que alcançaram a longevidade, mas também para o fim de representações discriminatórias que concebem os “velhos” enquanto seres inativos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4569
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2015
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria José Gonçalves.pdf14.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons