Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4568
wcag
Title: Promoção da qualidade de vida dos idosos que realizam Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP)
Authors: Guerreiro, Ana Heleno
Orientador: Nunes, Ana Clara Pica
Keywords: Doença incapacitante crónica (DIC)
Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)
Oxigenoterapia de longa duração (OLD)
Qualidade de Vida
Escala de avaliação de Barthel
Escala de qualidade de vida SF-36
Issue Date: 28-Dec-2016
Citation: Guerreiro, A. (2016). Promoção da qualidade de vida dos idosos que realizam Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP). (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Temos assistido, sobretudo nas últimas décadas, a um aumento da longevidade e da sobrevivência da população idosa e, de forma particular, de idosos que padecem de doenças incapacitantes crónicas (DIC). Tal facto deve-se à evolução da ciência e da tecnologia, bem como à evolução e melhoria das condições socioecómicas. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma patologia que se carateriza por uma limitação crónica da ventilação, originando incapacidade e consequentemente contribui para uma redução da qualidade de vida do doente. De forma a minimizar seus sintomas, realizam-se diversos tratamentos farmacológicos bem como reabilitação respiratória que contribuirão para a minimização da exacerbação da doença. A Qualidade de Vida, enquanto conceito tem adquirido grande importância em diversos contextos, nomeadamente nas ciências, podendo ser afetada aos níveis físico, mental e social nos doentes que padecem de doenças crónicas e agudas. Este estudo teve como principal objetivo mensurar o nível de qualidade de vida de idosos do distrito de Beja com DPOC e que realizam tratamento de Oxigenoterapia Domiciliar. A investigação empírica assentou num estudo descritivo, baseado numa abordagem de natureza quantitativa, tendo por base a aplicação do questionário específico de Barthel e de SF-36 a cada participante. Foram incluídos neste estudo 150 idosos residentes no distrito de Beja, com diagnóstico de DPOC e a realizar OLD (Oxigenoterapia de Longa Duração). Os resultados foram tratados no programa estatístico SPSS (versão 23). Dos 150 doentes que participaram neste estudo, 67,33% eram do sexo masculino e apenas 32,77% do sexo feminino. A média de idade foi de 80,13 anos. Verificou-se que a maioria dos Idosos são viúvos (68%), e que estão inseridos em Instituições (46.7%). Relativamente ao número de Internamentos no último ano, confirmou-se que mais de metade da nossa amostra (52%) teve entre 1 a 5 internamentos. Quanto aos Hábitos Tabágicos, apurou-se que este fator não influencia o estado clínico, visto que 46% dos nossos inquiridos são Ex-Fumadores, seguindo-se os Idosos que nunca Fumaram (42,7%) e em último os Fumadores com 11,3%. Os resultados obtidos com o questionário de Barthel revelaram que 99 (66%) desses Idosos apresentam uma dependência total, 28 (18.7%) um grau de dependência grave e apenas 23 (15.3%) dos Idosos são Independentes. No que respeita à Qualidade de Vida Global, apurou-se que a nossa amostra apresenta uma reduzida qualidade de vida com uma média de 32,12. Considerou-se essencial valorizar esta problemática sobre a qualidade de vida dos Idosos com doença incapacitante crónica. Assim, o último objetivo deste estudo é enumerar estratégias para a prestação dos cuidados de saúde, envolvendo os doentes e seus cuidadores formais e/ou informais na prestação e articulação de cuidados de saúde à pessoa com doença incapacitante crónica, repercutindo numa melhoria da Qualidade de Vida de todos os Idosos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4568
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Heleno Guerreiro.pdf34.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons