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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4566
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dc.contributor.advisorFaria, Maria Cristina Campos de Sousa-
dc.contributor.authorCasqueira, Tânia Isabel Calhau-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:06:48Z-
dc.date.available2018-06-15T13:06:48Z-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.citationCasqueira, T. (2016). Contributo da família para o processo de institucionalização do idoso. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4566-
dc.description.abstractConsideramos que é importante que os filhos dos idosos sejam gratos aos seus pais e os continuem a amar até ao fim da vida. Assim, é importante que os filhos desenvolvam esforços para os pais, os apoiarem e se manterem presentes nas suas vidas contribuindo para a sua autonomia e bem-estar. Trata-se de manter as relações intergeracionais e familiares em equilíbrio e satisfação para ambas as partes, colocar a tónica na cooperação não no conflito de papéis. A presente investigação pretendeu estudar a importância da família na vida e no processo de institucionalização do idoso. A partir da pesquisa bibliográfica realizada procurou-se clarificar os conceitos de idoso (Mendes, 2005; Dias, 2007; Maria Leandro, 2001; Burnside, 1979), o conceito de família (Rocha - Coutinho, 2006; Bisoli- Alves Moreira, 2007; Lacan, 1981), o conceito de envelhecimento ativo (Organização Mundial de Saúde, 2012; Birren, 1991; Ivo, 2008; Bourdieu, 1983; Filho e Netto, 2006) e por último a institucionalização dos idosos (Pimentel, 2001; Santos e Encarnação, 1998; Cabral, 1994; Moragas, 2004; Relvas, 1996; Carrajo, 1999; Perlini, 2007; Silva, 1995). Foi utilizada uma metodologia qualitativa para pesquisa e análise bibliográfica e documental e uma metodologia de intervenção de Myriam Veras Baptista. A autora considera dez fases na metodologia de intervenção, sendo estas: 1) construção/reconstrução do objeto; 2) estudo de situação; 3) definição de objetivos para a ação; 4) formulação e escolha de alternativas; 5) montagem de planos, programas e/ou projetos; 6) implementação; 7) implantação; 8) controle de execução; 9) avaliação do processo e da ação executada; 10) retomada do processo em um novo patamar. (Baptista, 2000). Os participantes da investigação foram: a instituição (lar de idosos), os idosos institucionalizados e as famílias dos idosos institucionalizados. Realizaram-se dez entrevistas a dez idosos da instituição onde foi feita a investigação. Conclui-se com este trabalho que as famílias cada vez mais optam por institucionalizar os seus idosos, devido a vários motivos, dois dos motivos principais são: não terem tempo para cuidar dos idosos por estarem a trabalhar e terem filhos. Mesmo com os idosos institucionalizados cabe aos filhos dos idosos fazerem um esforço, retribuindo assim aos seus pais o esforço que eles fizerem no sentido de compreenderem as suas necessidades de maior independência. Foi proposto uma Proposta de um Projeto de Intervenção designado de RELACIONA - Avós, Filhos e Netos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectIdosopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDoençapor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.titleContributo da família para o processo de institucionalização do idosopor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201623510por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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