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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4563
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do-
dc.contributor.authorAnico, Telma Cristina-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:04:55Z-
dc.date.available2018-06-15T13:04:55Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.citationAnico, T. (2016). A comunicação aumentativa e alternativa como facilitador da inclusão. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4563-
dc.description.abstractO estudo efetuado emergiu da observação de uma criança multideficiente com uma problemática grave ao nível da comunicação, que frequenta o 4° ano de escolaridade, e que comunica muito pouco fora do contexto sala de Unidade de Apoio ao Aluno com Multideficiência, o que se traduz, num problema social, pois leva a uma não inclusão da criança nos contextos em que se movimenta (sala de aula, refeitório e recreio). Com recurso a uma metodologia de investigação-ação, procurou-se responder à seguinte questão: “Como introduzir estratégias que facilitem a comunicação de uma criança com multideficiência, com graves dificuldades de comunicação, com os seus pares e educadores?” Este projeto de investigação-ação teve como objetivos principais: verificar se ao introduzir estratégias de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), o aluno com multideficiência melhoraria a sua comunicação, nomeadamente, se aumentaria os seus episódios interativos de comunicação e se este facto contribuiria para a sua inclusão nos diversos ambientes da escola (refeitório, recreio e sala de aula). Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e à observação como instrumento de recolha de dados para se conhecer a atual situação do aluno na área da comunicação e a sua participação nas diversas atividades realizadas em sala, no recreio e no refeitório. Suportando-nos na técnica de análise de conteúdo às entrevistas realizadas aos atores educativos que se relacionavam com o aluno, e às observações realizadas, encontrou-se os aspetos mais relevantes para o traçado do plano de ação. Este desenrolou-se tendo como principal foco a introdução de estratégias de comunicação aumentativa e alternativa, com símbolos do sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. (SPC). A avaliação do plano de ação permitiu-nos concluir que o aluno aumentou os seus episódios comunicativos nos diversos contextos em que se movimenta pela utilização de estratégias de Comunicação Aumentativa, tornando-se por vezes, até em agente intencional dessas mesmas comunicações. Podemos concluir que a Comunicação aumentativa contribuiu para a inclusão do aluno nos diversos ambientes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMultideficiênciapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapor
dc.subjectSistema de símbolospor
dc.titleA comunicação aumentativa e alternativa como facilitador da inclusãopor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201625261por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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