Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4563
wcag
Title: A comunicação aumentativa e alternativa como facilitador da inclusão
Authors: Anico, Telma Cristina
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Keywords: Inclusão
Multideficiência
Comunicação
Comunicação aumentativa e alternativa
Sistema de símbolos
Issue Date: 14-Dec-2016
Citation: Anico, T. (2016). A comunicação aumentativa e alternativa como facilitador da inclusão. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O estudo efetuado emergiu da observação de uma criança multideficiente com uma problemática grave ao nível da comunicação, que frequenta o 4° ano de escolaridade, e que comunica muito pouco fora do contexto sala de Unidade de Apoio ao Aluno com Multideficiência, o que se traduz, num problema social, pois leva a uma não inclusão da criança nos contextos em que se movimenta (sala de aula, refeitório e recreio). Com recurso a uma metodologia de investigação-ação, procurou-se responder à seguinte questão: “Como introduzir estratégias que facilitem a comunicação de uma criança com multideficiência, com graves dificuldades de comunicação, com os seus pares e educadores?” Este projeto de investigação-ação teve como objetivos principais: verificar se ao introduzir estratégias de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), o aluno com multideficiência melhoraria a sua comunicação, nomeadamente, se aumentaria os seus episódios interativos de comunicação e se este facto contribuiria para a sua inclusão nos diversos ambientes da escola (refeitório, recreio e sala de aula). Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e à observação como instrumento de recolha de dados para se conhecer a atual situação do aluno na área da comunicação e a sua participação nas diversas atividades realizadas em sala, no recreio e no refeitório. Suportando-nos na técnica de análise de conteúdo às entrevistas realizadas aos atores educativos que se relacionavam com o aluno, e às observações realizadas, encontrou-se os aspetos mais relevantes para o traçado do plano de ação. Este desenrolou-se tendo como principal foco a introdução de estratégias de comunicação aumentativa e alternativa, com símbolos do sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. (SPC). A avaliação do plano de ação permitiu-nos concluir que o aluno aumentou os seus episódios comunicativos nos diversos contextos em que se movimenta pela utilização de estratégias de Comunicação Aumentativa, tornando-se por vezes, até em agente intencional dessas mesmas comunicações. Podemos concluir que a Comunicação aumentativa contribuiu para a inclusão do aluno nos diversos ambientes.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4563
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Telma Anico.pdf23.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons