Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4562
wcag
Title: Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão
Authors: Fialho, Célia do Carmo Corujo
Orientador: Espírito Santo, José Antrónio
Keywords: Currículo
Inclusão
Currículo funcional
Currículo específico individual
Issue Date: 21-Jul-2016
Citation: Fialho, C. (2016). Os currículos específicos individuais (CEI) e o desafio na inclusão. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O presente projeto de investigação pretendeu estudar Currículos Específicos Individuais (CEIs), elaborados em cinco agrupamentos de escolas do distrito de Beja, para alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) a frequentar o 1° e 2° Ciclo do Ensino Básico. Teve como objeto de estudo a funcionalidade procurando-se investigar, dentro dos objetivos e das estratégias presentes em cada CEI, o papel que estes desempenham como instâncias mediadoras entre o propósito académico e a participação inclusiva dos alunos na escola e comunidade. Por forma a operacionalizar este trabalho recorreu-se a uma análise de conteúdo de caráter eminentemente dedutiva, uma vez que se partiu de um processo de categorização apriorístico. Este estudo, em certo sentido, pode ser considerado quali/quantitativo, uma vez que foram utilizados alguns quantificadores, relativamente aos dados que emergiram da análise documental levada a efeito. Para a análise aos objetivos considerou-se relevante recorrer à perspetiva de Robert Mager, para, com detalhe, se categorizar os objetivos e assim aferir o seu nível de funcionalidade. No respeitante às estratégias, procurou-se aferir a sua funcionalidade com base na corrente funcional, na perspectiva de Lou Brown e Costa e colaboradores. Após a análise verificámos que, em termos da definição/formulação dos objetivos e das estratégias presentes nos CEIs, estes não são funcionais. Os resultados evidenciam que, de uma maneira geral, os CEIs ainda não projetam a inclusão, pois não estão em concordância com o que é preconizado a nível legislativo e da literatura sobre esta matéria ao não contemplarem uma perspetiva funcional, ideal para desenvolver as potencialidades de alunos com DID. A partir dos resultados do estudo e após reflexão sobre os mesmos, foi elaborado um projeto de intervenção, a partir das necessidades diagnosticadas, que visa capacitar os docentes e técnicos para a elaboração de currículos de cariz eminentemente funcional.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4562
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Célia Fialho.pdf10.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons