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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4561
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramalho, José Pereirinha | - |
dc.contributor.author | Jordão, Sónia Cristina Monteiro Carapau | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-15T13:04:09Z | - |
dc.date.available | 2018-06-15T13:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-19 | - |
dc.identifier.citation | Jordão, S. (2016). A importância das práticas educativas familiares no acompanhamento de crianças com NEE. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4561 | - |
dc.description.abstract | A família é o primeiro agente promotor do desenvolvimento humano e social da criança. A participação e a colaboração dos pais no processo educativo dos seus filhos é um fator imprescindível para o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho de investigação tem como objetivo essencial estudar se as práticas educativas familiares, essencialmente por parte dos pais, existem e se são ajustadas à problemática de cada criança, promovem e/ou contribuem para o desenvolvimento a nível cognitivo dessa mesma criança e, se esse acompanhamento é reconhecido pelos seus professores. Trata-se de um projeto que assentou no método de investigação para a ação de natureza quantitativo/qualitativo com um universo de sujeitos que integra os pais/encarregados de educação e professores dos alunos de 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas n.º1 de Moura. Utilizaram-se como instrumento de recolha de dados dois questionários diferentes: um para os pais de crianças com necessidades educativas especiais e outro para professores dessas mesmas crianças. Os principais resultados do nosso estudo apontam no sentido de que os pais estão conscientes da importância da escola para o desenvolvimento global dos seus filhos, ainda que não contribuam diretamente para o seu desenvolvimento e sucesso escolar, uma vez que o acompanhamento realizado em casa é pouco relevante. Os professores manifestaram uma opinião negativa relativamente ao acompanhamento realizado em casa, por parte dos pais, não os reconhecendo como um fator potenciador do sucesso educativo e social das crianças. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Práticas educativas familiares | por |
dc.subject | Acompanhamento educativo | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.title | A importância das práticas educativas familiares no acompanhamento de crianças com NEE | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.identifier.tid | 201623978 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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