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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4561
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wcag
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dc.contributor.advisorRamalho, José Pereirinha-
dc.contributor.authorJordão, Sónia Cristina Monteiro Carapau-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:04:09Z-
dc.date.available2018-06-15T13:04:09Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.identifier.citationJordão, S. (2016). A importância das práticas educativas familiares no acompanhamento de crianças com NEE. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4561-
dc.description.abstractA família é o primeiro agente promotor do desenvolvimento humano e social da criança. A participação e a colaboração dos pais no processo educativo dos seus filhos é um fator imprescindível para o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho de investigação tem como objetivo essencial estudar se as práticas educativas familiares, essencialmente por parte dos pais, existem e se são ajustadas à problemática de cada criança, promovem e/ou contribuem para o desenvolvimento a nível cognitivo dessa mesma criança e, se esse acompanhamento é reconhecido pelos seus professores. Trata-se de um projeto que assentou no método de investigação para a ação de natureza quantitativo/qualitativo com um universo de sujeitos que integra os pais/encarregados de educação e professores dos alunos de 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas n.º1 de Moura. Utilizaram-se como instrumento de recolha de dados dois questionários diferentes: um para os pais de crianças com necessidades educativas especiais e outro para professores dessas mesmas crianças. Os principais resultados do nosso estudo apontam no sentido de que os pais estão conscientes da importância da escola para o desenvolvimento global dos seus filhos, ainda que não contribuam diretamente para o seu desenvolvimento e sucesso escolar, uma vez que o acompanhamento realizado em casa é pouco relevante. Os professores manifestaram uma opinião negativa relativamente ao acompanhamento realizado em casa, por parte dos pais, não os reconhecendo como um fator potenciador do sucesso educativo e social das crianças.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectPráticas educativas familiarespor
dc.subjectAcompanhamento educativopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectPaispor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleA importância das práticas educativas familiares no acompanhamento de crianças com NEEpor
dc.typemasterThesispor
degois.identifier.tid201623978por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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