Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4561
wcag
Title: A importância das práticas educativas familiares no acompanhamento de crianças com NEE
Authors: Jordão, Sónia Cristina Monteiro Carapau
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Keywords: Práticas educativas familiares
Acompanhamento educativo
Necessidades educativas especiais
Pais
Professores
Issue Date: 19-Jul-2016
Citation: Jordão, S. (2016). A importância das práticas educativas familiares no acompanhamento de crianças com NEE. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: A família é o primeiro agente promotor do desenvolvimento humano e social da criança. A participação e a colaboração dos pais no processo educativo dos seus filhos é um fator imprescindível para o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho de investigação tem como objetivo essencial estudar se as práticas educativas familiares, essencialmente por parte dos pais, existem e se são ajustadas à problemática de cada criança, promovem e/ou contribuem para o desenvolvimento a nível cognitivo dessa mesma criança e, se esse acompanhamento é reconhecido pelos seus professores. Trata-se de um projeto que assentou no método de investigação para a ação de natureza quantitativo/qualitativo com um universo de sujeitos que integra os pais/encarregados de educação e professores dos alunos de 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas n.º1 de Moura. Utilizaram-se como instrumento de recolha de dados dois questionários diferentes: um para os pais de crianças com necessidades educativas especiais e outro para professores dessas mesmas crianças. Os principais resultados do nosso estudo apontam no sentido de que os pais estão conscientes da importância da escola para o desenvolvimento global dos seus filhos, ainda que não contribuam diretamente para o seu desenvolvimento e sucesso escolar, uma vez que o acompanhamento realizado em casa é pouco relevante. Os professores manifestaram uma opinião negativa relativamente ao acompanhamento realizado em casa, por parte dos pais, não os reconhecendo como um fator potenciador do sucesso educativo e social das crianças.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4561
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sónia Jordão.pdf26.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons