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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4521
Title: | Efeitos de uma intervenção multidisciplinar nos comportamentos sedentários e nas medidas antropométricas de crianças portuguesas: projeto Pank: estudo randomizado controlado |
Other Titles: | Effects of a multidisciplinary school-based intervention in sedentary behaviours and anthropometric measures of portuguese children: project Pank: a randomized controlled trial |
Authors: | Batalau, Rui Cruz, Joana Gonçalves, Ricardo Santos, Magda Leal, João Palmeira, António |
Keywords: | Obesidade Comportamento sedentário Medidas antropométricas Intervenção Sedentary behaviours Anthropometric measures Obesity Children Portugal |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Rede Euroamericana de Actividade Física, Educação e Saúde (REAFES) |
Citation: | Batalau, R., Cruz, J., Gonçalves, R., Santos, M., Leal, J. & Palmeira, A. (2017). Efeitos de uma intervenção multidisciplinar nos comportamentos sedentários e nas medidas antropométricas de crianças portuguesas: projeto Pank: estudo randomizado controlado. Gymnasium: revista de revista de educação física, desporto e saúde, 2(1). Disponível em http://www.reafes.org/pt/revista |
Abstract: | A redução dos comportamentos sedentários (CS) pode ser benéfica na prevenção da obesidade. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de uma intervenção escolar multidisciplinar durante seis meses nos CS e medidas antropométricas (MA) de crianças portuguesas. Métodos: Participaram 77 crianças (7-10 anos) de uma escola portuguesa. O programa incluiu consultas/reuniões individuais, sessões educacionais, aumento do exercício físico e uma tarefa associada ao cumprimento do número de passos por dia. Os CS foram avaliados através de acelerómetros. Resultados: A intervenção não teve os efeitos esperados na diminuição dos CS. Nos dias úteis, o Grupo Experimental (GE) teve uma diminuição dos CS entre a avaliação inicial e a final, um aumento nos períodos passados em CS com uma duração igual ou superior a 30 minutos entre a avaliação inicial e a intermédia e uma diminuição entre a avaliação intermédia e a avaliação final. Verificaram-se resultados positivos no IMC z-score, perímetro de cintura e relação cintura-estatura. Conclusões: A intervenção escolar PANK obteve resultados positivos nas MA, muito embora não se tenham verificado todos os efeitos esperados no tempo passado em CS. Para uma modificação comportamental mais efetiva, parece ser necessária uma intervenção mais abrangente e, simultaneamente, mais específica no âmbito dos CS. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4521 |
ISSN: | 1645 – 3298 |
Publisher version: | http://www.reafes.org/pt/revista |
Appears in Collections: | D-AHD - Artigos em revistas com peer review |
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