Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4517
Title: | Ouvir o falar das letras |
Authors: | Santos, Maria Teresa |
Keywords: | Leituras Comunicação Emoção Imaginação Funcionamento mental |
Issue Date: | Jul-2014 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citation: | Santos, Maria Teresa (2014). Ouvir o falar das letras. In II Encontro de Bibliotecas do Alentejo: Ler e Formar Leitores no Séc. XXI – Bibliotecas e Inclusão. Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Beja (org.), 6 p. |
Abstract: | A importância da leitura como meio de comunicação, de relação e de alimento à fantasia e, por isso, ao funcionamento mental, é aqui perspectivada através de itinerários dispersos que cruzam experiência pessoal e profissional no trabalho com crianças e jovens não leitores. Escritos de outros são repescados para a tecitura do texto e do contexto de algumas das reflexões que compõem esta narrativa. O poder encantatório das palavras que se dizem ou se calam, constitui a matriz ancestral que no berço nos embala e nos faz inteligentes, ou seja, ligados, conectados a outros seres humanos. Em nós transportamos a sabedoria da humanidade que chega pelo ouvir o falar das letras. Saibamos neste século XXI aliar o inteligível ao sensível e, assim, formar seres humanos completos, cuja leitura do mundo não é feita de mera decifração de códigos sem sentido. |
Description: | II Encontro de Bibliotecas do Alentejo: Ler e Formar Leitores no Séc. XXI – Bibliotecas e Inclusão, Beja (Portugal), organização da Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Beja, julho 3-4, 2014. |
Peer reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4517 |
Appears in Collections: | D-ECSC - Comunicações sem peer review |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Teresa Santos_2014.pdf | 404.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.