Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4366
Title: | A contribuição da alfabetização para o bem-estar da população idosa |
Authors: | Charneca, Maria Margarida Pão Mole |
Orientador: | Santos, Maria Teresa Pereira dos |
Keywords: | Alfabetização Bem-estar População idosa Analfabetismo Literacia |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citation: | Charneca, M. (2014). A contribuição da alfabetização para o bem-estar da população idosa. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | O presente estudo teve como principal objetivo investigar de que forma a alfabetização pode contribuir para o bem-estar da população idosa. Para tal, foram comparados dois grupos, um alfabetizado e outro não, de ambos os sexos, com idades superiores a 65 anos. Desta forma, optou-se pela amostragem de conveniência. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semidirectiva e com os resultados verificados através da análise de conteúdo foi elaborada uma proposta de intervenção. A primeira evidência observada foi a da resignação. Os idosos analfabetos, habituados a uma vida sem letras lidas ou escritas, mostraram conformidade face à sua situação pelo que, através desta investigação, se pretendeu contribuir para a desmistificação desse estado de apatia face à iliteracia na idade idosa e evidenciar o valor da literacia neste período da vida para o bem estar do ser humano. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4366 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria Charneca.pdf | 601.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.