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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4364
wcag
Título: A pintura em tela na promoção do bem-estar subjectivo nos Seniores
Autor: Cerol, Catarina Isabel de Deus Gil Leal
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Palavras-chave: Envelhecimento
Bem-estar subjectivo
Pintura
Criatividade
Arteterapia
Data: 2014
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Cerol, C. (2014). A pintura em tela na promoção do bem-estar subjectivo nos Seniores. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O crescente envelhecimento da população, desafia a tomar medidas ao nível da promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos seniores. O Bem-Estar Subjectivo é um conceito que inclui duas dimensões, uma cognitiva (que abrange a componente qualidade de vida ou satisfação com a vida) e uma afectiva (que compreende o afecto positivo e o afecto negativo). A proposta para alcançar este Bem-Estar Subjectivo, é no âmbito deste estudo, feita através da arte mais concretamente a partir da pintura em tela. O presente estudo tem como objectivo compreender se a pintura em tela é um factor promotor de Bem-Estar Subjectivo dos idosos. O estudo empírico assenta num modelo qualitativo de investigação. Para a sua execução recorremos a uma abordagem essencialmente de natureza exploratória. Como instrumentos aplicados aos alunos foram utilizados um questionário para identificação da percepção de várias dimensões abordadas no estudo e um questionário de avaliação do Bem-Estar Subjectivo. Foram ainda realizadas entrevistas ao Professor de Técnicas de Desenho e Pintura e a uma Arte-Terapeuta. A amostra foi constituída por 12 alunos da turma de Técnicas de Desenho e Pintura, maioritariamente do género feminino, inscritos na Universidade Sénior de Beja. Os resultados obtidos indicaram que a pintura em tela promove o Bem-Estar Subjectivo,mas que a criatividade não está a ser devidamente potenciada. Neste sentido, propôs-se um projecto de intervenção para colmatar esta lacuna e promover o auto-conhecimento.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4364
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