Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4361
wcag
Título: O desenvolvimento da escrita criativa no ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor: Duarte, Ana Cláudia Magna Machado
Orientador: Santos, Maria Teresa Pereira dos
Palavras-chave: Investigação- ação
Escrita
Escrita criativa
Criatividade e ensino
Data: 2014
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Duarte, A. (2014). O desenvolvimento da escrita criativa no ensino do 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: O ato de escrever é de suma importância na sociedade atual, pois através da escrita, o acesso à informação é exponenciado. Antes do surgimento da escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e de gestos. A escrita, é uma das maneiras mais antigas de comunicação entre o homem e os acontecimentos que ocorrem no mundo. Mesmo com o avanço tecnológico, verifica-se que essa prática é ainda fundamental, pois possibilita o registo, uma maior consciência sobre os fatos e contribui para a organização do pensamento. O presente relatório remete para a importância da criatividade na escola e no domínio da escrita em particular, como campo privilegiado de desenvolvimento. Sabendo que a criatividade é o produto da interação entre o domínio, o campo e a pessoa (Csikszentmihalyi, 1991, citado por Martins 2000, p.20) e de que a imaginação, a originalidade e a expressão são características essenciais do processo criativo (Bellón, 1998) foram desenvolvidas em sala de aula, atividades com o intuito de alargar o pensamento criativo e a motivação dos alunos para a escrita. O presente estudo incidiu sobre o desenvolvimento da escrita criativa no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, cuja abordagem se inscreveu numa perspetiva de investigação-ação, no contexto da Prática Pedagógica que foi desenvolvida numa turma do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria, em Beja. Os participantes deste estudo foram os alunos do 4º ano, da turma 11, com um total de 18 alunos dos quais oito são do sexo masculino e dez do sexo feminino. Contudo, não foi possível chegar a uma conclusão concreta, visto que, esta temática teria de ser mais aprofundada para se poder ter resultados suficientes com vista à comparação do evoluir da criatividade dos alunos ao longo de um período de trabalho mais longo e sistemático.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4361
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Machado Duarte.pdf596.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.