Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4357
wcag
Título: Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar
Autor: Ribeiro, Ana Cristina Neves Gonçalves
Orientador: André, Maria do Céu Lopes da Silva
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Expressão dramática
Data: 2014
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Ribeiro, A. (2014). Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: A Expressão Dramática constitui um domínio de grande importância na Educação Pré- Escolar e, como tal, deverá revestir-se de uma intencionalidade que o educador tem que ter sempre presente na sua prática pedagógica. As experiências de aprendizagem que, neste âmbito devem ser proporcionadas às crianças são fulcrais para o seu desenvolvimento a todos os níveis. Dada a importância de que se reveste este estudo, no que respeita às suas componentes e às repercussões que poderá vir a ter na prática, delinearam-se como principais objetivos: 􀁸 Conhecer a intervenção educativa das Educadoras de Infância na área da Expressão Dramática; 􀁸 Conhecer formas diversificadas de desenvolvimento de ações neste domínio; 􀁸 Conhecer espaços e materiais a utilizar na implementação de ações; 􀁸 Identificar formas de ultrapassar as dificuldades sentidas na atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática. Para a realização do mesmo efetuou-se uma recolha de dados, cujos participantes foram inquiridos através da aplicação de entrevista, à Educadora da sala, e de um questionário às Educadoras que exercem funções nas salas de pré-escolar das I.P.S.S. da cidade de Beja. Após a análise de dados procedeu-se à identificação de necessidades que conduziu à elaboração de um plano de ação para colmatar essas fragilidades. Por se tratar de uma investigação sobre a própria ação e de desenvolvimento na prática, optou-se pela metodologia de investigação-ação e as atividades desenvolvidas foram sendo avaliadas para percebermos o seu impacto e, sempre que necessário, reformularmos o que estava planeado.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4357
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Ribeiro.pdf855.84 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.