Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4357
Title: | Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
Authors: | Ribeiro, Ana Cristina Neves Gonçalves |
Orientador: | André, Maria do Céu Lopes da Silva |
Keywords: | Educação pré-escolar Experiências de aprendizagem Expressão dramática |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citation: | Ribeiro, A. (2014). Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | A Expressão Dramática constitui um domínio de grande importância na Educação Pré- Escolar e, como tal, deverá revestir-se de uma intencionalidade que o educador tem que ter sempre presente na sua prática pedagógica. As experiências de aprendizagem que, neste âmbito devem ser proporcionadas às crianças são fulcrais para o seu desenvolvimento a todos os níveis. Dada a importância de que se reveste este estudo, no que respeita às suas componentes e às repercussões que poderá vir a ter na prática, delinearam-se como principais objetivos: Conhecer a intervenção educativa das Educadoras de Infância na área da Expressão Dramática; Conhecer formas diversificadas de desenvolvimento de ações neste domínio; Conhecer espaços e materiais a utilizar na implementação de ações; Identificar formas de ultrapassar as dificuldades sentidas na atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática. Para a realização do mesmo efetuou-se uma recolha de dados, cujos participantes foram inquiridos através da aplicação de entrevista, à Educadora da sala, e de um questionário às Educadoras que exercem funções nas salas de pré-escolar das I.P.S.S. da cidade de Beja. Após a análise de dados procedeu-se à identificação de necessidades que conduziu à elaboração de um plano de ação para colmatar essas fragilidades. Por se tratar de uma investigação sobre a própria ação e de desenvolvimento na prática, optou-se pela metodologia de investigação-ação e as atividades desenvolvidas foram sendo avaliadas para percebermos o seu impacto e, sempre que necessário, reformularmos o que estava planeado. |
Description: | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4357 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Ribeiro.pdf | 855.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.