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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4356
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Teresa Pereira dos-
dc.contributor.authorCondeça, Maria Teresa Figueira-
dc.date.accessioned2015-01-29T15:22:32Z-
dc.date.available2015-01-19-
dc.date.available2015-01-29T15:22:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCondeça, M. (2014). Necessidades formativas dos docentes face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4356-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014pt_PT
dc.description.abstractTendo em mente que a escola inclusiva é um lugar onde todas as crianças e jovens aprendem juntos, com as mesmas oportunidades, pretende este estudo compreender a forma como os Professores do Ensino Básico percecionam a inclusão de alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID), nas turmas/escolas do Ensino Regular e quais as suas principais lacunas nas respostas que lhes dão. Várias são as investigações que têm vindo a demonstrar os ganhos significativos que estas crianças obtêm, quer ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social, quer ao nível da sua qualidade de vida, se forem incluídas em turmas de ensino regular, logo no início da sua escolaridade. Com esta investigação pretendeu-se saber quais os interesses e as necessidades de formação dos professores do ensino regular. Constatou-se que, a maioria dos professores que estão a lecionar crianças com DID não receberam qualquer formação durante o curso. Na fundamentação teórica que enquadra este estudo foram, assim, abordados temas como: Da Exclusão à Inclusão – Breve Perspectiva Histórica, Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID), A formação de professores e o Trabalho Cooperativo entre Professores do Ensino Regular e Professores do Ensino Especial. O estudo empírico inscreveu-se num modelo qualitativo de investigação seguindo um plano não-experimental e descritivo. Contou com uma amostra de dez professores pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Moura. A metodologia utilizada privilegiou a observação naturalista de aulas e a aplicação de uma entrevista semi-estruturada para a recolha de dados. Perante a análise da informação recolhida constatou-se que, na sua maioria, os professores demonstraram uma perceção positiva e favorável à inclusão dos alunos com DID, no ensino regular, considerando-a profícua tanto para o desenvolvimento pessoal e social destas crianças/jovens, como para o enriquecimento dos seus pares, sem deficiência. Porém, os resultados alcançados deixam transparecer, ainda, algumas preocupações em relação à inclusão destas crianças/jovens, apontando como pertinentes algumas condições que se consideram essenciais para melhorar a respetiva eficácia. A falta de formação dos professores na área das DID foi apontada como um dos principais entraves à real Inclusão dos alunos com DID neste Agrupamento de escolas, pelo que se apresenta uma proposta de intervenção neste âmbito.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDificuldades intelectuais e Desenvolvimentaispt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectCooperação entre docentespt_PT
dc.titleNecessidades formativas dos docentes face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino regularpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.pagination147 f.pt_PT
degois.identifier.tid202150771-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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