Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4352
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espirito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do | - |
dc.contributor.author | Guia, Ana Cristina da Silva Santos | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-29T15:21:47Z | - |
dc.date.available | 2015-01-19 | - |
dc.date.available | 2015-01-29T15:21:47Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Guia, A. (2014). Para além do cuidar: a importância do educador de infância na sala do berçário. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4352 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Educação e cuidados na primeira infância. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014 | pt_PT |
dc.description.abstract | Os estudos sobre a criança dos 0 aos 3 anos em diferentes domínios científicos nomeadamente: saúde, psicologia e ciências de educação fundamentam um atendimento de qualidade à criança pequena que extravasa os cuidados básicos de saúde e engloba processos de estimulação do desenvolvimento. Assim sendo, as creches já não são consideradas apenas um local onde se prestam cuidados às crianças, mas também onde se estimula e potencia o seu desenvolvimento. Contudo, no nosso país confrontamo-nos com um vazio nos normativos sobre o enquadramento do educador no berçário. Este estudo tem como objectivo analisar a importância de existir um profissional de educação de infância na sala de berçário. Trata-se de um projecto de Investigação- Acção de cariz qualitativo, em que a entrevista foi a técnica escolhida para a recolha de dados, e para a reflexão subsequente sobre a acção do profissional de educação na creche. A análise de conteúdo ao registo das entrevistas patenteou a importância do educador de infância em toda a creche, pelo que o plano de acção proposto no final versa duas vertentes: a organizacional e a educativa que se interligam através de instrumentos organizadores: projecto educativo da Instituição; currículo da creche e plano de actividades socioeducativo. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Estimulação | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Educador de infância | pt_PT |
dc.subject | Organização institucional | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | Para além do cuidar: a importância do educador de infância na sala do berçário | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.pagination | 137 f. | pt_PT |
degois.identifier.tid | 201022605 | - |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Guia.pdf | 722.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.