Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4345
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espirito Santo, José António | - |
dc.contributor.advisor | Silveira, Margarida | - |
dc.contributor.author | Silva, Andreia Soraia Bernardo da | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-29T15:20:17Z | - |
dc.date.available | 2015-01-19 | - |
dc.date.available | 2015-01-29T15:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A. (2014). A resolução de problemas no ensino das ciências. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4345 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo a resolução de problemas no ensino das ciências. Assim, procurou-se perceber se este era um tipo de aprendizagem existente numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, identificaram-se as dificuldades dos alunos na realização de atividades práticas e experimentais seguindo esta metodologia, bem como as estratégias que podem ser utilizadas para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades. Os participantes deste estudo são os dezanove alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de um dos Mega Agrupamentos da cidade de Beja. Trata-se de um trabalho de investigação-ação pois, para a elaboração do primeiro momento, foram identificadas as dificuldades dos alunos com base numa entrevista exploratória e na implementação de atividades, seguindo-se a realização de novas atividades, de forma a colmatar as dificuldades sentidas, recorrendo-se a diferentes estratégias. No final, foi feita uma reflexão global sobre o trabalho desenvolvido, identificando as melhorias dos alunos bem como as dificuldades ainda existentes. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Ciências | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem baseada na resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Atividades práticas | pt_PT |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.title | A resolução de problemas no ensino das ciências | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.pagination | 95 f. | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Andreia Silva.pdf | 696.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.