Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/211
Título: | Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção |
Autor: | Rosário, Vanda |
Palavras-chave: | Arte Relações interpessoais de crianças com necessidades educativas |
Data: | 2012 |
Citação: | Rosário, V.M. (2012). Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | "O presente trabalho incide sobre as relações interpessoais entre crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais e os seus pares, assumindo-se como uma tentativa de compreender de que forma se estabelecem, por meio da Expressão Plástica, relações que desenvolvem nos alunos atitudes de autoestima, respeito mútuo, regras de convivência e ainda promovem valores de tolerância e solidariedade. A intervenção foi realizada num ambiente facilitador do contacto e da relação interpessoal mediada, focalizando essencialmente a estimulação sensorial, com o apelo a materiais e recursos técnico-artísticos próprios, no sentido de desvendar estratégias que possam contribuir para efetivas relações interpessoais e fomentar autênticas relações interpessoais, por meio da Expressão Plástica na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. No estudo, tentei apresentar teorias de significativos pedagogos da “Educação pela Arte”, procurando mostrar a valência fundamental da Expressão Plástica no contexto de uma educação diferenciada. Nesta ótica, o estudo remete para uma reflexão contextualizada, mediada pelas relações interculturais efetivamente vividas na escola, pretendendo-se, acima de tudo gerar interrogações e alertar a comunidade educativa para a problemática em estudo. A análise implicou naturalmente um método descritivo, qualitativo e etnográfico, resultando em investigações qualitativas e fenomenológicas típicas de uma observação participante." |
Descrição: | Dissertação de mestrado em educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012. |
URI: | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3950 http://hdl.handle.net/20.500.12207/211 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanda Maria Marques Nobre do Rosário - 2012.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.